A estaca hélice continua é um tipo de estaca moldada “in loco” e as suas fases de execução envolvem a perfuração do terreno com trado, concretagem simultânea à extração do trado e instalação da armadura.
O processo da estaca hélice continua se inicia com a introdução do trado no terreno, por meio de um movimento rotacional até a cota estabelecida no projeto. Após alcançar a cota desejada, procede-se o bombeamento controlado de concreto pelo tubo central do trado, sacando-o simultaneamente à concretagem. Terminada a concretagem, então a armação deve ser instalada. E todo o processo é monitorado e as informações devidas passadas ao cliente.
A estaca hélice continua pode ser utilizada em fundações profundas. Ao optar por este sistema, é importante levar em conta não somente as características do terreno ou custos, más também analisar os aspectos adjacentes ao canteiro.
Normalmente, a técnica da estaca hélice continua é indicada quando há restrições ao impacto vibrações e ruídos.
Mais sobre a estaca hélice continua
A execução da estaca hélice continua permite que haja maior agilidade na conclusão do estaqueamento, como principal característica o monitoramento eletrônico (sobreconsumo do concreto, velocidade de subida do trado, pressão de concretagem, torque do equipamento, velocidade de rotação e descida do trado na perfuração e controle de profundidade) e também a ausência de vibrações no solo local e vizinhos.
As vantagens que a estaca hélice continua proporciona são: alta capacidade de carga, penetra em camadas resistentes até o limite do trado, monitoramento eletrônico, inclinação do trado, velocidade do avanço e rotação, pressão do motor, velocidade de subida do trado e pressão de concretagem na retirada do trado.
Estaca hélice continua é com a Benaton Specialist
A Benaton Specialist é uma empresa especialista em fundações, ela trabalhar de maneira especifica para cada cliente analisando com detalhes o subsolo em particular com objetivo de propor soluções inteligentes proporcionando segurança e rapidez aos seus clientes, sem que haja desperdício de dinheiro e tempo.
Com a realização de ensaios dinâmicos (PDA) e ou Estáticos, é possível analisar qual método semi empírico mais se adequa para o subsolo em especifico, dessa forma o projeto pode ser calibrado quando é feita a execução de algumas estacas testes na fase de projeto e consequentemente é feita uma racionalização do projeto para a obra em especifico podendo chegar a economias de 20 a 50% dentro das normas técnicas e com segurança.